Todo dia era dia da Terra

Ações práticas para cuidar para a maior de nossas casas

Por Luiz Paulo em 22/04/2023 às 20:54:26

Dia da Terra

zOlá meus amigos e minhas amigas! Como vocês têm cuidado da casa de vocês? Quero que essa pergunta tenha mais de um significado.

Primeiramente, espero que estejam bem. Nosso corpo, nosso lar que segue com a gente desde que nascemos até o dia da nossa morte – muitas vezes não tratamos tão bem dele, e assim como uma casa ele também apresenta sinais de desgastes, né? Noites mal dormidas, sentimentos não vividos, angústias, falta de exercícios físicos, talvez em algum momento da vida experimentemos alguma dessas sensações e como sinal de desgaste vem as dores de cabeça, de estômago, a ansiedade. Eu desejo cuidar melhor desta minha casa, assim como desejo que você também cuide bem da sua.

A outra casa é uma minúscula bola azul que chamamos de Terra. Vivemos neste mesmo tempo e espaço e você está lendo essa matéria, de algum lugar do mundo. Bem ou mal você tem uma família, talvez tenha alguma religião, mora em uma cidade grande ou do interior, é rico ou pobre, mas tem uma atmosfera que é a cobertura da nossa casa e ela nos une a pesar de quaisquer diferenças.

Já deu uma olhadinha na homenagem do Google hoje? Celebramos do dia da Terra. Será que celebramos? Que presente temos dado à Terra? Parece que ela tem estado zangada conosco. Talvez estamos celebrando sendo aquela pessoa que dá uma mancada e quer se desculpar agradando. Apesar do negacionismo de diversos a Terra tem dado sinais que não suporta mais nossa malcriação. A resposta tem vindo em forma de tempestades mais violentas, secas extremas em alguns lugares, aquecimento global, derretimento de geleiras e aumento do nível dos oceanos. Muitas pessoas (especialmente quem é mais pobre) sofre com as vulnerabilidades

Maior seca dos últimos 70 anos atinge o Rio Grande do Sul - foto: Agência Brasil.


Não há uma solução mágica para enfrentar o problema. Exige esforços em todos os níveis de todas esferas das sociedades e dos países de cada continente. A nós, cabe alguma ação? Cabem várias.

Já tem uns anos que passamos a adotar lâmpadas fluorescentes e mais recentemente lâmpadas LED. Esse foi um passo que mobilizou a sociedade e mal lembramos que há uns 20 anos, talvez usávamos amplamente lâmpadas incandescentes que duravam menos e entre outros aspectos acabavam poluindo mais o meio-ambiente.

Alguns países têm culturalmente tratado de questões que deveriam ser coisas básicas como não atirar lixo na rua. Acho que não preciso lembrar das consequências, né? Mas se invés de apenas não maltratar a Terra também passássemos a tratar daquilo que tem ferido a ela?

Se você tem carro, será que deixa-lo ao menos uma vez na semana na garagem irá mudar muito a sua rotina? Talvez possa mudar para melhor. De repente você descobre gosto por andar ou pedalar, ajuda de quebra fazendo um exercício físico. Se porventura você não pode deixar o veículo de lado, que tal de repente dar carona, revezando com seus vizinhos o uso do carro, de repente?

Quanto a casa em si, eu não posso deixar a oportunidade de falar de um projeto arquitetônico, né? Afinal de contas, um bom planejamento através de um projeto é um estopim para a sustentabilidade em algum aspecto, seja por evitar o quebra-quebra e o desperdício, seja pela adoção de materiais mais sustentáveis e recursos como iluminação natural ou aproveitamento dos ventos predominantes.

A iluminação natural pode ser uma aliada, diminuindo o consumo de energia foto: Dicas Decor


Eu vou falar sobre como você pode ajudar efetivamente. Eu ainda não vou entrar nos mínimos detalhes, mas de antemão vou começar pedindo que você apoie o Nós da Cidade! Não sabe o que o Nós da Cidade! né? Só pra não deixar você completamente no escuro, o Nós da Cidade! é um grupo voltado para ações de urbanismo tático e arquitetura popular, tenho a honra de dar os primeiros passos a frente do Nós da Cidade! Em outro momento eu vou trazer mais informações sobre isso.

Dando um pontapé inicial. O que você faz com aquele óleo de cozinha que já foi usado? Se você descarta na pia, ou joga no lixo, será que você não pode passar a armazenar em garrafas pet e doar para o Nós da Cidade? Sabe o que vamos fazer com isso? Sabão! A partir do resto de óleo faremos sabão, que irá também sustentar o Nós da Cidade! e propiciar que as ações de urbanismo tático e arquitetura popular possam ocorrer.

Óleo de cozinha usado se transforma em sabão - fonte: AGEPEN MS

Outra forma que você pode colaborar é doando aquele material que você usou em uma obra mas sobrou, como um resto de tinta, massa corrida, gesso ou algum material que pode servir a outra pessoa.

Quer saber mais? Acompanhe o Nós da Cidade! no Instagram (@nosssdacidade) ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (22) 9 98151-6048.

Até breve!

Zion
Luxhoki